Você está aqui: Licenciamento.net > Licenciamento 2018 > DPVAT - Pagamento, Valor, Consulta

DPVAT 2018

O DPVAT é o seguro obrigatório para veículos oferecido pelos Governos Estaduais e deve ser pago junto com o IPVA, no início de cada ano.
Você provavelmente nunca deve ter usado esse seguro, mas, apesar dele ser visto apenas como um estorvo, existem algumas ações que ele cobre, que devem ser pouco conhecidas por você.
Além dele cobrir uma eventual morte em um acidente, o seguro DPVAT 2018 também oferece indenização para acidente com invalidez e custo de despesas médicas, assim, ele cobre todos os danos físicos que um hipotético acidente cause. Já os danos do carro, fica por sua conta mesmo.
Você pode acompanhar um possível processo pelo próprio site do DPVAT, apenas com o número do seu Renavam e o seu CPF. A seguir confira mais informações sobre o DPVAT 2018, como valor e veja como fazer o seu pagamento.

DPVAT 2018

Pagamento DPVAT 2018

Como já foi dito, você deve pagar o seguro DPVAT 2018 junto com sua guia do IPVA e esse pagamento pode ser feito em agências bancárias, pela internet ou ainda nas próprias unidades do Detran, assim, você tem variadas opções de escolhas para efetuar o seu pagamento.
Além da opção de pagar o seu seguro junto com a guia do IPVA, você também pode pagá-lo separadamente, apenas informando o número do seu Renavam, em uns dos bancos credenciados, sem a necessidade de imprimir nenhuma guia, assim, fica muito mais prático e rápido o pagamento.
Para veículos zero KM, os quais, ainda não estão licenciados, você deve realizar o pagamento à vista em uns dos bancos credenciados, por meio de uma guia DPVAT especial, impressa no próprio site do DPVAT.
Por fim, caso seu carro seja isento do IPVA, por ser mais antigo, o pagamento do seguro DPVAT pode ser feito junto com o licenciamento, no segundo semestre do ano.

Valor DPVAT 2018

O valor do seguro DPVAT 2018 já está definido e é o mesmo em todo o Brasil, independente do Estado em que o seu veículo estiver registrado. Esse valor varia conforme o tipo de veículo, sendo mais caro, para motos, devido ao maior risco de acidente que esse transporte tem em relação aos demais e para ônibus devido ao alto número de passageiros transportados.
Na categoria 1 e 2 do seguro DPVAT, a qual inclui carros e caminhonetes particulares, além de táxis, carros de aluguel e de autoescola, o valor do seguro é de cerca de 110,00 e pode ser pago somente a vista, não havendo nenhuma opção para você parcelar esse valor.
Já na categoria 3, a qual contém Ônibus, micro-ônibus e lotação com cobrança de frete, o valor é de cerca de 400,00 à vista ou pode ser pago em 3 vezes, se você optar por pagamento em parcelas, as quais serão cobradas nos dois meses seguintes ao primeiro pagamento.
Já a categoria quatro do seguro DPVAT, abarca os seguintes tipos de transporte: Micro-ônibus o qual cobre frete, entretanto, não transporte mais do que 10 pessoas e os ônibus, micro-ônibus e lotações, os quais, não fazem nenhum tipo de cobrança de frete e o valor do seguro DPVAT é de aproximadamente 250,00 à vista
ou 3 vezes parcelados, sem juros.
Caso você tenha uma Motocicleta ou um veículo ciclomotor, você estará na categoria 9 do seguro DPVAT e deverá pagar cerca de 300,00 à vista ou em 3 vezes parcelados.
Por fim, a última categoria existe no seguro DPVAT é a categoria 10, a qual abarca Caminhões, caminhonetes tipo "pick-up" de até 1.500 Kg de carga, e máquinas de terraplanagem e tem no seguro DPVAT 2018 o valor de cerca de 120,00, o qual, você deve pagar somente a vista.
Apenas lembrando para você, que o parcelamento acontece em 3 quantias de valor fixo, que vão ser pagas consecutivamente, junto com as três primeiras parcelas do IPVA, assim, você não precisa realizar duas vezes o pagamento de uma mesma conta.
Outra observação importante que você deve saber é que caso você queira vender o seu veículo, é mais indicado pagar o seguro à vista. Isso é melhor, pois o automóvel tem que ficar licenciado para que a transferência aconteça de maneira legal. Você deve sempre consultar o valor do DPVAT exato no site do Detran de seu estado ou então em um despachante.

Consulta seguro DPVAT 2018

Caso queira saber alguma informação a respeito do seu seguro DPVAT, você pode realizar uma consulta no próprio site do seguro, informando o seu Renavam e o seu CPF.
Apenas com esses documentos é possível ver se o seu pagamento já foi efetuado, se você tem alguma parcela a vencer e se você está em ordem com os pagamentos já feitos.
Além dessa parte financeira, você pode usar o site para consultar alguns outros dados relativos ao seu seguro, como por exemplo, acompanhar algum sinistro que você tenha aberto em caso de acidente, ver em qual situação anda algum processo e retirar a guia do pagamento antecipado do seu DPVAT.
Caso queira mais informações, acesse o site do seguro DPVAT ou vá pessoalmente a uma das sedes do Detran do seu Estado.

LICENCIAMENTO.net

COMPARTILHE!


Tabela de Licenciamento 2018

Licenciamento ACLicenciamento ALLicenciamento AMLicenciamento APLicenciamento BALicenciamento CELicenciamento DFLicenciamento ESLicenciamento GOLicenciamento MALicenciamento MGLicenciamento MSLicenciamento MTLicenciamento PALicenciamento PBLicenciamento PELicenciamento PILicenciamento PRLicenciamento RJLicenciamento RNLicenciamento ROLicenciamento RRLicenciamento RSLicenciamento SCLicenciamento SELicenciamento SPLicenciamento TO