Você está aqui: Licenciamento.net > Licenciamento 2018 > RENAVAM: Consulta - Licenciamento, Multas

Renavam Consulta

O RENAVAM – Registro Nacional de Veículos Automotores é um código único implantado pelos sistemas dos diversos órgãos governamentais para gerenciar as informações dos veículos que transitam pelas ruas e rodovias brasileiras, reunindo ali tudo o que tem referência com o veículo, como as aplicações de multas, a situação do licenciamento, o IPVA e o DPVAT, os débitos, restrições e todos os dados dos proprietários de veículos, além de conter o número do chassi e outras informações pertinentes, a seguir veja como fazer consultas com o Renavam.

Renavam Consulta

Através do RENAVAM, qualquer usuário em qualquer parte do Brasil, pode identificar um veículo, sabendo a que Estado da Federação pertence – ou está cadastrado – e encontrando tudo o que está registrado no código RENAVAM.
O número do RENAVAM consta do documento CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, que obrigatoriamente deve estar sempre junto ao veículo, principalmente quando em trânsito, já que é a comprovação de que o veículo está autorizado a trafegar pelas ruas e rodovias.
Como usuário, você pode ter acesso às multas aplicadas ao veículo automotor e pesquisar se existe alguma restrição com relação a ele, em que nome está cadastrado, se existem débitos pendentes que não foram informados diretamente ao usuário ou as informações sobre o IPVA e DPVAT.
O RENAVAM também serve para que o usuário possa fazer alteração de endereço – lembrando que grande parte das comunicações é feita pelos Correios, além de poder fazer a solicitação de comunicação de venda do veículo e outros serviços necessários para a atualização da documentação do veículo automotor.
O código do RENAVAM é único para cada veículo, da mesma forma que o CPF é único para cada pessoa física brasileira, possuindo nove dígitos numéricos. Assim, da mesma forma que o CPF, o código RENAVAM deve ser de uso pessoal do proprietário do veículo, devendo permanecer guardado e só ser fornecido em casos especiais, como no caso de renovação de seguros.

Como consultar o RENAVAM

Se você, que é proprietário de um veículo, precisa fazer qualquer consulta sobre seu veículo, deve ter em mãos o número do RENAVAM e consultar através dos sites dos Detran – Departamento de Trânsito. O Detran possui sites para cada Estado brasileiro, então é preciso buscar pela sigla do Estado colocada logo a seguir ao Detran (SP, MG, RJ, BA, etc.).
Todos os sites funcionam praticamente da mesma maneira, bastando preencher os quadros que solicitam a placa do veículo e o número do RENAVAM. Os sites também pedem que se digite um grupo de palavras para autorizar a pesquisa.
Após a inserção dos dados no formulário do site, uma janela será aberta mostrando todas as informações sobre o veículo, como as multas, o licenciamento, o IPVA e outros dados que constam na ficha do mesmo.
Se você não quiser buscar pelo Detran do seu Estado, o SERPRO – Serviço de Processamento de Dados do Governo Federal, está disponibilizando também o site http://denatran.serpro.gov.br, onde há possibilidade de acessar qualquer RENAVAM de qualquer Estado.

LICENCIAMENTO.net

COMPARTILHE!


Tabela de Licenciamento 2018

Licenciamento ACLicenciamento ALLicenciamento AMLicenciamento APLicenciamento BALicenciamento CELicenciamento DFLicenciamento ESLicenciamento GOLicenciamento MALicenciamento MGLicenciamento MSLicenciamento MTLicenciamento PALicenciamento PBLicenciamento PELicenciamento PILicenciamento PRLicenciamento RJLicenciamento RNLicenciamento ROLicenciamento RRLicenciamento RSLicenciamento SCLicenciamento SELicenciamento SPLicenciamento TO